Para acompanhar o atual mercado competitivo, as empresas precisam investir em medidas otimizadas capazes de gerenciar os recursos corporativos.
Com o aumento da competitividade do mercado e a adoção de tecnologias modernas nas rotinas de trabalho das empresas, a TI tem se tornado cada dia mais estratégica para a tomada de decisões corporativas. Para que seja possível atingir bons resultados no alinhamento da tecnologia com os negócios é necessário realizar uma correta gestão de recursos.
É nesse cenário que a governança de TI tem se tornado essencial para planejar e elaborar estratégias capazes de otimizar as ferramentas de TI utilizadas para proporcionar ainda mais vantagem competitiva para as empresas.
A governança de TI não é apenas uma metodologia, mas sim um conjunto de práticas otimizadas que, quando aplicadas corretamente, podem garantir uma melhor qualidade nos processos corporativos. Ela é voltada para as empresas que visam alinhar suas políticas de segurança digital, privacidade e manutenção de ativos digitais de acordo com os objetivos e abordagem da organização no mercado.
Para isso, é necessário adotar rotinas de TI focadas na qualidade operacional, as quais auxiliarão toda a equipe a utilizar sistemas mais confiáveis, com alta performance e com menos vulnerabilidades de segurança.
A adoção da governança envolve não apenas aspectos operacionais, mas também as questões legais da empresa, impactando as normas e regulamentações necessárias para que a corporação esteja em conformidade com a lei. Ela exige a participação não apenas do setor de TI, mas de todos os colaboradores, inclusive diretores, gestores e outros usuários para ser bem sucedida.
Dessa forma, ela pode ajudar na minimização de riscos, além de estimular que todos os membros da empresa atuem de forma preventiva, antecipando soluções para possíveis problemas que podem ameaçar a segurança da corporação. O alinhamento da governança aos negócios está impactando diretamente as empresas de diversas formas. Ela agrega valor aos negócios, aumenta a produtividade, ajuda na redução de custos e auxilia a TI a ter um maior controle e sincronia para operar seus processos, entre outras vantagens.
Confira a seguir os reais benefícios da governança de TI e como eles estão impactando diversas empresas:
- Recursos otimizados Independente de seu tamanho e setor, a empresa precisa ter um controle de seus recursos, pois eles podem acabar. Ao contar com o auxílio da gestão da governança, a TI consegue realizar uma melhor avaliação dos recursos disponíveis, para utilizá-los de forma consciente, e planejar a aplicação de novos investimentos de acordo com as necessidades da empresa.
- Minimiza os riscos Ao adotar o gerenciamento de riscos dentro da governança, a TI consegue ter um maior controle sobre as vulnerabilidades do sistema e prever os possíveis riscos que podem atrapalhar a continuidade dos negócios. A gestão dos riscos avalia constantemente a segurança dos dados e, em casos de perigos de falha, ela é capaz de criar um plano de contingência para lidar com serviços críticos e recuperá-los o mais rápido possível.
- Acompanhamento de métricas Mais do que avaliar resultados com as métricas financeiras, as empresas passam a conquistar/conseguir controle sobre diversos outros indicadores, como as métricas de produtividade, que podem ajudar na identificação de falhas e necessidades nos processos produtivos. Dessa forma, as empresas conseguem implementar melhorias e otimizar o desempenho de toda a equipe.
- Maior competitividade Ao realizar o alinhamento das estratégias corporativas com a governança de TI, as corporações passam a contar com um grande diferencial competitivo. A TI passa a auxiliar nos negócios e cria diversas oportunidades, como a otimização de processos, redução de custos, aumento da segurança, entre outros benefícios que são capazes de impulsionar a empresa no mercado e deixá-la à frente de seus concorrentes.
Os benefícios e possibilidades oferecidos pela governança de TI não param por aí. Há diversas formas de se utilizar seus recursos em benefício dos negócios, por isso é essencial realizar o alinhamento com as estratégias adotadas e estar sempre em busca de tecnologias capazes de aprimorar os processos corporativos.
Fonte: Blog Brasil