É difícil superar a comodidade oferecida pelas lojas online. Então, ainda que lojas físicas apresentem vantagens – tais como o contato direto com produtos ou a consultoria prestada pelos vendedores -, não é tarefa fácil atrair o consumidor acostumado com a praticidade do mundo virtual. É por isso que muitas lojas de varejo adotam redes de Wi-Fi inteligente, de modo a oferecer o melhor dos dois mundos aos seus clientes.
O resultado imediato dessa mudança é que as pessoas acabam sendo atraídas pelas redes de internet gratuitas – que são mais rápidas do que as oferecidas pelas operadoras de seus celulares. Consequentemente, mais compradores frequentam o local, passando também mais tempo dentro dessas lojas.
Mas, além disso, ter esses clientes à disposição traz oportunidades valiosas para fomentar os negócios do estabelecimento! Vejamos a seguir alguns dos benefícios acarretados por estratégias inteligentes envolvendo a rede Wi-Fi:
Uso de rede Wi-Fi inteligente como estratégia de engajamento
Entendendo seus clientes
Clientes oferecem uma grande quantidade de dados à medida em que estão conectados a uma rede de Wi-Fi inteligente. Isso ajuda sua empresa a entender mais a respeito de seus interesses, experiência, bem como seu comportamento dentro da loja ou enquanto navegam na internet.
Todas essas informações permitem ainda que você compreenda mais a respeito do seu próprio negócio e das pessoas para as quais sua empresa deve direcionar serviços ou produtos. Ou seja: você pode criar um perfil de cliente mais rico. É muito mais fácil desenvolver estratégias eficientes de venda quando sabemos quem é o nosso público-alvo e quais são suas necessidades e desejos.
Ademais, ao coletar o endereço de e-mail ou os perfis sociais desses compradores, você começa a criar uma lista de pessoas que já apresentam interesse pela sua marca e com as quais poderá comercializar no futuro!
Ofertas personalizadas
Além de coletar informações sobre clientes, com a rede Wi-Fi inteligente, existem maneiras de se analisar as áreas da loja em que os usuários passam a maior parte do seu tempo.
Dessa forma, torna-se simples descobrir por quais produtos esses compradores demonstram maior interesse. Assim, você pode direcionar conteúdos e ofertas personalizados com base não apenas no conhecimento que sua empresa construiu sobre o público-alvo, mas levando também em consideração preferências individuais!
Alterações sutis em banners e imagens podem fazer uma grande diferença no momento em que usuários decidem por comprar ou não uma mercadoria.
Isso significa que o dispositivo habilitado do consumidor poderá incentivá-los a concluir compras que, de outra forma, seriam abandonadas – seja por causa de seu valor, dúvidas a respeito do produto, entre outros motivos.
Experiência aprimorada
Além do grande acréscimo à experiência do cliente proporcionado por uma rede Wi-Fi gratuita, devemos ressaltar seu aspecto inteligente. Muitos varejistas estão investindo em tendências de realidade aumentada e virtual que transformam por completo o processo de compra.
A experiência dentro da loja física pode ser aprimorada de diversas maneiras: com provadores inteligentes, com o fornecimento de mapas interativos nos smartphones para que clientes possam encontrar o que desejam com maior facilidade, para tirar dúvidas com vendedores, ou para a eliminação de filas com a substituição de caixas por um atendimento direto ao consumidor.
E, como já mencionamos, o diferencial dado por uma rede Wi-Fi inteligente faz com que o consumidor aumente seu tempo de permanência dentro da loja. Mas, somado à possibilidade de comprar mais, isso também expressa a satisfação dele ao desfrutar de uma experiência mais rica e cheia de benefícios.
Então é bem possível que o melhor de tudo isso aconteça logo depois das pessoas saírem da sua loja, pois a probabilidade de que elas falem de você por aí é bastante alta. E caso isso seja compartilhado nas redes sociais, trará a melhor forma de divulgação possível: sua presença e reputação online crescerão e a quantidade de clientes que visitarão o seu negócio também aumentará.
Assim, a boa experiência irá resultar em maior retenção de compradores, o que dará à sua loja oportunidades únicas de promover também a fidelização de clientes! Imagine, por exemplo, uma situação em que um usuário está visitando seu varejo pela terceira vez. Ele pode receber uma mensagem personalizada sobre programas de fidelidade, acompanhado de brindes exclusivos e muito mais!
Consegue imaginar o tanto de benefícios que o Wi-Fi da sua empresa pode gerar para o seu negócio? Viu como ele pode ser um grande aliado nas ações de marketing e engajar melhor o seu público?
Nossos serviços abrangem muito mais do que o apresentado. Se você deseja criar uma relação com seus clientes por meio de canais digitais que fazem a diferença, fale conosco vamos criar uma parceria de sucesso!