A tecnologia transforma, inova e evolui o mundo dos negócios. O aumento da capacidade computacional exige que as organizações se preocupem com uma estrutura de TI para suportar todos os processos do negócio com o objetivo de aumentar a sua vantagem competitiva no mercado. E é nesse aspecto que entra a essencialidade da Governança de TI.
O que é Governança de TI?
A técnica é parte integral da Governança Corporativa de uma empresa e tem a função de alinhar a estratégia de TI com as estratégias do negócio para assegurar que todos os investimentos de TI sejam adequados para o alcance das metas e objetivos organizacionais e traga retorno, segurança e conformidade com os processos estabelecidos.
A Governança de TI fornece uma estrutura planejada e diretrizes para a liderança aplicar em todos os níveis do negócio e integrar todas as ferramentas e iniciativas de TI com a estratégia para gerar valor e alcançar metas e objetivos.
Indicadores para uma Governança de TI bem sucedida
- Alinhamento estratégico;
- Entrega de valor;
- Gestão de risco;
- Gestão de recursos;
- Mensuração de desempenho;
Quais benefícios que uma Governança de TI bem sucedida pode proporcionar ao negócio?
- Inovação;
- Produtividade;
- Qualidade;
- Redução de custos;
- Flexibilidade
Por que uma empresa precisa de Governança de TI?
Falhas em TI podem colocar em risco a credibilidade da empresa com os consumidores; um acidente ou erro em TI pode afetar a segurança da informação e confidencialidade de processos; diferentes projetos de TI sem um alinhamento estratégico e procedimentos para seguir podem trazer prejuízos financeiros para um negócio.
Esses são alguns exemplos de uma gama de erros que podem ocorrer em uma organização sem uma Governança de TI consolidada.
A Governança de TI entra em campo para solucionar problemas de alinhamento organizacional em relação a TI e às estratégias do negócio, por meio da identificação de áreas interessadas em iniciativas de TI, mapeamento dos graus de tomada de decisão de cada setor e criação de modelos e padrões de governança para que todas as áreas façam o uso adequado de TI e que tenha um bom retorno sobre os investimentos.
Dessa forma, uma Governança de TI com padrões e processos bem definidos, garante a segurança de sistemas e processos, a integridade de dados e mitigam os riscos do negócio.
Quando a Governança de TI é eficaz?
O primeiro aspecto mais relevante das organizações que tem sucesso usando a estratégia é o alinhamento com todas as áreas do negócio. Todas as inciativas de TI precisam ter interdependência com o planejamento estratégico e serem avaliadas constantemente.
Para garantir um modelo de Governança de TI eficaz, é necessário ter o envolvimento e apoio da alta gestão, com padrões estabelecidos e responsabilidades definidas para aplicação em toda a organização. Os principais frameworks (conjunto de padrões, ferramentas e boas práticas) da Governança de TI são: Cobit (Control Objectives for Infoirmation and related Technology), ITL (Information Technology Infrastructure Libary) e PMBOK (Project Management Body of Knowledge). Também vale ressaltar a importância de gerenciar os riscos que o negócio está exposto e direcionar a tomada de decisões de forma assertiva.
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