Como a maioria das comunicações do call center é realizada via aplicativos de celular, chat online e VoIP (Voice over Internet Protocol), a internet ganha um papel fundamental para garantir um atendimento de qualidade aos clientes, fornecedores e aos próprios profissionais da empresa. O problema é que uma simples banda larga não dá conta disso, fazendo do link dedicado a melhor alternativa.
Se você ainda não considerou a possibilidade, este pode ser o momento certo. Descubra a partir de agora o que é link dedicado, quais são suas vantagens, quando ele é indicado e como utilizá-lo corretamente.
O que é um link dedicado?
Link dedicado é um canal direto de comunicação via internet estabelecido entre dois pontos e que fica disponível 24 horas por dia para um usuário individual ou uma empresa.
O link dedicado não é compartilhado com outros usuários como acontece na banda larga comum; assim, o envio e o recebimento de dados evita que os servidores façam o redirecionamento, indo direto para o ponto final desejado.
Ou seja, enquanto a banda larga oferece canais compartilhados entre diversos usuários ao mesmo tempo, o link dedicado entrega uma linha privada e reservada apenas para o fluxo de dados da sua empresa, evitando congestionamentos.
Geralmente um link dedicado é acessível por meio de um provedor de cloud computing, e pode ser utilizado para a realização de ligações telefônicas via IP, como o VoIP, tornando o custo das chamadas bem mais barato do que as ligações convencionais.
Por que é importante utilizar um link dedicado?
Além de contribuir para baratear o custo com ligações telefônicas, o link dedicado entrega uma série de benefícios à empresa. Conheça os principais:
Permite alta performance
O call center moderno não usa mais só as linhas de telefone convencionais. Por questões de custo, eficiência e perfil dos consumidores, os profissionais de atendimento usam simultaneamente chats online, e-mails, chamadas VoIP e videoconferência. Reparou como todos esses meio de comunicação dependem da internet?
Talvez você não saiba, mas os provedores de internet no Brasil garantem a entrega de no mínimo 10% da banda larga. Se você escolher um plano de 15 Megabytes, por exemplo, na realidade está contratando 1,5 Megabytes, o que é pouco para desempenhar as atividades do negócio. No entanto, com um link dedicado esse problema é resolvido.
A empresa ganha um canal exclusivo para envio e recebimento de dados e passa a ter acesso à largura de banda sem disputa externa. Isso significa que, não importa o dia nem o horário, o negócio sempre terá 100% da banda contratada, garantindo estabilidade no sinal — isso é extremamente importante para as comunicações via VoIP.
Entrega confiabilidade
Uma das grandes vantagens de contar com um link dedicado é a maior disponibilidade do canal. Os cortes e as quedas das ligações no meio de uma conversa dificultam a comunicação, atrasam os trabalhos e geram uma imagem negativa para a empresa. Isso é comum na banda larga, mas não no link dedicado. Por meio de um contrato SLA, o provedor promete entregar uma disponibilidade de até 99,9% do tempo.
É escalável e flexível
Com um link dedicado, a sua empresa ganha total flexibilidade de consumo da banda larga, podendo ajustar a velocidade entre 10 Mbps (Megabytes por segundo) e 10 Gbps (Gigabytes por segundo). Isso significa que é possível reduzir o consumo de internet onde ela não é tão essencial e direcionar maior velocidade para onde é mais requisitada, agregando escalabilidade aos serviços.
Fornece segurança
Ter uma conexão segura deve ser uma prioridade para qualquer empresa, e o link dedicado deve ajudá-lo com isso. Como a conexão é exclusivamente usada pela empresa, não há interferência no envio e no recebimento dos dados, e você passa a contar com uma rede mais segura.
Além disso, o link dedicado facilita o monitoramento e o controle dos acessos e das transferências por meio de aplicativos de segurança e protocolos de autenticação, sendo que os únicos usuários da rede vão residir nas suas instalações.
Quando um link dedicado é uma boa ideia?
Quantas vezes a sua empresa precisou interromper as operações por falta de internet ou teve que suportar ligações caindo, cortes dificultando o entendimento da mensagem, eco e delay (atraso)? Tudo isso acontece devido à competição pelo uso de banda larga, que é compartilhada.
Durante os picos de acesso, tudo isso fica bem pior, impossibilitando que a empresa execute as suas operações. Se isso acontece com frequência, seu negócio precisa de um link dedicado urgentemente.
Além da disputa externa, existe a disputa interna. Se você considerar as tecnologias de cloud computing, em que toda a infraestrutura da empresa funciona online, todos os colaboradores e gestores dependerão da internet para o trabalho. Nesse modelo de negócio, uma internet banda larga não suportará a necessidade de consumo da empresa.
Como o link dedicado garante 100% de uso da banda contratada, tanto a disputa externa quanto a disputa interna são superadas e a empresa passa a desempenhar suas operações com mais eficiência.
Como implementar um link dedicado ao call center?
Implementar um link dedicado para o call center da empresa não é um processo complicado. Aliás, é mais simples do que você imagina e só precisa ser feito uma vez. Siga o passo a passo que preparamos para você.
Avalie as necessidades do negócio
Liste as dificuldades que o negócio vem enfrentando no call center por conta da internet e descubra se você precisa de um link dedicado. Ao fazer isso você facilita o trabalho do provedor que analisará o problema e apresentará as melhores soluções.
Escolha um provedor de qualidade
Dê preferência a um provedor que ofereça atendimento e suporte técnico 24x7x365, além de um plano com pacotes de serviços que a sua empresa realmente precisa. Assim você resolve problemas com mais rapidez e paga somente pelo que usa.
Depois disso, verifique a reputação do provedor no mercado. Fale com clientes atuais e antigos, pesquise opiniões em redes sociais e consulte sites de reclamações como Reclame Aqui e Proteste. Encontrar registros de reclamações é comum — o problema é quando essas questões são muitas e quando não são solucionadas.
Fique atento ao SLA
O SLA (Service Level Agreement) é o tipo de contrato mais utilizado pelas empresas provedoras de serviços de telefonia e internet atualmente. Ele vai além das cláusulas contratuais mais comuns, que relatam apenas os direitos e deveres legais entre as partes, e especifica detalhes sobre as condições, limitações e possibilidades dos serviços prestados. Ou seja, é um contrato mais completo.
O ideal é que ele seja minuciosamente explorado e negociado antes do acordo para não se arrepender mais tarde.
Teste e monitore o desempenho
Depois que o link dedicado for implementado, teste-o sob várias circunstâncias para se certificar da eficiência prometida. Mesmo assim, nomeie um profissional ligado à área de TI para monitorar o desempenho da rede, bem como controlar os acessos, as saídas e as entradas de dados.
Como podemos ver, o link dedicado é fundamental para melhorar o desempenho do call center e de todos os setores da empresa. Essa é uma boa forma de desenvolver um diferencial competitivo forte para o negócio.
Se precisar de um link dedicado, entre em contato conosco!